setembro 18, 2013

Encontros a partir da internet são mais bem sucedidos, diz estudo inédito

Pessoas são mais autênticas em determinadas redes sociais

Foto: Getty Images 

As teorias de que redes sociais acabam com relacionamentos caíram por terra. Um novo estudo sugere que casais que se conhecem pela internet são mais propensos a engatarem um namoro bem sucedido.

A pesquisa, publicada na revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências, foi conduzida pelo neurocientista americano John Cacioppo, da Universidade de Chicago, e foi, de longe, o maior estudo feito sobre o tema, que perturba tantos solteiros e casados que vivem no mundo virtual.



A partir de uma pesquisa feita entre 19.131 adultos norte-americanos, que se casaram entre 2005 e 2012, Cacioppo descobriu que 35% dos participantes havia encontrado seu parceiro na internet, mais do que através de amigos, no trabalho ou na escola/faculdade. "Fiquei surpreso ao ver que mais de um terço dos relacionamentos começaram online", disse o neurocientista à Scientific American.

O perfil das pessoas que usam a internet como recurso para encontrar sua alma gêmea é de homens e mulheres mais velhos, mais ricos, mais educados e mais bem sucedidos do que os que optaram pelos métodos mais 'tradicionais', segundo as estatísticas.

Cerca de 45% desses encontros se deram em sites focados em encontros onlines. "Surpreendentemente, descobrimos que os casamentos que foram iniciados online estavam associados a melhores resultados", disse Cacioppo ao site Nature. Cerca de 94% dos relacionamentos que começaram na internet duraram, pelo menos, até o momento da pesquisa, em 2012.

Foto: Getty Images  
 

Mas, por que será?A equipe de Cacioppo também identificou que encontrar o parceiro na internet, segundo a pesquisa, está associado a uma menor taxa de separações do que quando o encontro se dá offline. Casais que se conheceram on-line também relataram uma maior taxa de satisfação conjugal.

A pesquisa mostra que alguma coisa nos encontros virtuais leva a melhores resultados amorosos na vida real. Apesar de esse 'algo mais' não ter sido alvo do estudo, as possibilidades incluem acesso a mais parceiros em potencial e ao fato de que a comunicação eletrônica revela melhor quem está do outro lado da tela do computador. A diferença consiste no fato de que as pessoas retratam seu verdadeiro 'eu' em determinadas redes sociais.

Fonte:http://gnt.globo.com/amor-e-sexo/noticias/Encontros-a-partir-da-internet-sao-mais-bem-sucedidos--diz-estudo-inedito.shml

Nenhum comentário:

Postar um comentário